sexta-feira, 13 de março de 2009

Quando nem tudo são rosas...

Nunca quis ser professora. Admiro os profissionais que se preocupam e que cuidam dos nossos filhos mas nunca senti vocação para ensinar por rotina e especialmente a quem não mostra o mínimo interesse em aprender.

Desde que estou neste meu novo trabalho aqui pelos Algarves, de vez em quando, pedem-me para substituir um professor.
Ontem tinha a meu cargo uma turma do 9º ano, bem conhecida pelo seu "especial" comportamento. Não me deixei intimidar com isso e preparei uma ficha de trabalho para eles. Chegada a hora, abro a porta aos meninos e meninas e começo a ouvir alto e bom som: "Mas que é isto? Onde está a prof?".
Lá entraram, sempre a fazer imenso barulho, pelo que , para me fazer ouvir, tive que começar a falar alto também. Não consegui cativá-los para o trabalho que tinham para fazer e não pararam de fazer barulho até ao fim da aula, em que a frase mais ouvida foi: "stôra, nunca demos isto!!"

Não acredito que estes miúdos não tenham interesse por "saber coisas" mas mostram-se tão arrogantes e malcriados, que se torna muito duro conseguir trabalhar com eles. É claro que mais tarde soube o motivo de toda aquela excitação... tinha havido uma cena de violência na cantina, à hora do almoço, em que alguns dos intervenientes pertencem àquela turma. Eu, acabei por ficar à frente do touro!!

Continuo a não querer ser professora... mas agradeço a todos os que ensinam e bem e também aos que tentam, cheios de boa vontade.



Um cantinho assim, no meio do verde até que não me parece nada mal... mas antes de ir, quero agradecer à querida e única comentadora do blog. BEM HAJA!!!!!!


Um comentário:

martinha disse...

Alô!
Estou aqui com a mãe Bibi a apreciar a bela casa e paisagem que ai tens. Será que podes aprofundar mais o assunto. Estamos curiosas por saber onde é. Parece magnífico!!!